domingo, 11 de março de 2007

Curiosidades sobre a Língua Portuguesa: O Idioma Português no Sri Lanka III Parte (Os cafrinhas)



Na última parte deste trabalho gostaria de vos falar sobre os "Cafrinhas" e a sua importância para o português crioulo falado no Sri Lanka.
Os "Cafrinhas" ou os "Kaffirs", como sao chamados pelos ingleses são os descendentes dos escravos negros trazidos de África para o Sri Lanka pelos portugueses. Muitas destas escravas traziam nos seus "ventres" ("fruto de amores ilícitos") criaturas engendradas pelos homens portugueses. Surge assim uma miscigenação que era bastante típica na altura e que vem reforçar a população mestiça daquela época nesta ilha do Índico. No Sri Lanka passa então a haver duas classes de mestiços, os descendentes dos lusitanos e dos singaleses e por outro lado os descendentes das escravas negras e dos seus amos portugueses.
Durante esta época a influência dos Cafrinhas é fundamental para a preservação da língua portuguesa na ilha e nos futuros séculos pela sobrevivência dos crioulos de base portuguesa. Ainda hoje os cafrinhas habitam sobretudo a região de Puttalam e os "Burgers" de sangue luso-singalês as localidades de Trincomalee e Batticaloa. Apesar de todas as vicissitudes da história tais como a invasão dos holandeses a ocupaçao dos ingleses, estes grupos étnicos têm presentemente a perfeita consciência das suas raízes lusitanas e da sua peculariedade linguística da qual se orgulham bastante. Muitos deles continuam a praticar o culto católico-romano trazido pelos primeiros colonos e missionários e sentem que ainda possuem laços com Portugal e com a portugalidade.


Um abraço

Rainer Sousa H.

Sem comentários: