terça-feira, 23 de janeiro de 2007

E sobre as touradas ? (Nível II)

"Creio que é uma prática de excessiva crueldade onde se põe em risco a vida de várias pessoas para lidar com um touro bravo, onde se lhe dá morte ...é uma forma de tortura e que não pode ser considerada uma manifestaçao cultural, artística nem desportiva. Além disso o animal, para criar-lhe a agressividade que o caracteriza, é submetido a um tratamento inclemente ou desumano."
José Gregório Marin
"As actividades de touros não são do meu agrado realmente. Tudo o que for em contra dos animais é muito desagradável para mim. Acho que a gente que é cruel com um animal perfeitamente pode ser cruel com uma pessoa. Sei que o mundo inteiro come carne, o que é uma tradiçao por natureza, mas há formas para que o animal não sofra... Seria muito bom acabar com tudo isso."
Gladys de Sá
"... Na Venezuela são famosos os touros "rabeiros". É uma prática onde o touro nao sofre tanto como em Espanha e Portugal mas é uma tradição que desnaturaliza a relação entre o homem e o animal. Eu penso que é necessário mudar um espectáculo de horror que somente beneficia economicamente a poucos, por uma tradição mais racional e humana."
Gloria Saume
"Eu penso que é também por essa razão que já não acreditamos que basta dançar ou sacrificar um animal para fazer chover. As tradições por muito bonitas que sejam, só fazem sentido quando são compatíveis com as formas de pensar e com os conceitos vigentes. Por isso é que hoje em dia o respeito pelo sofrimento dos animais começa a fazer parte da forma de pensar de muita gente."
Alexis González Natera

Sem comentários: