quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Omar Rodriguez: "O Plano Colômbia e as suas implicações para a segurança da nação venezuelana":

O Capitão de Mar e Guerra Omar Márquez, aluno de português do nível IV (prestes a terminar) fez no passado dia 22 de Janeiro do presente ano uma exposição que trouxe à tona muitos aspectos relevantes relacionados com o conflito na irmã República da Colômbia. Esteve bastante interessante uma vez que demonstrou que este conflito afeta o nosso país. A continuação segue-se um breve resumo feito por ele mesmo:

“O conflito colombiano, um dos mais antigos da América Latina, deriva da disputa pelo poder entre conservadores e esquerdistas. Sob a liderança de Manuel Marulanda, o “Tirofijo”, ex-combatentes liberais fundam nos anos 60 as Forças Revolucionárias da Colômbia, popularmente conhecidas como as FARC, para lutar pela criação de um estado marxista. Outros grupos de esquerda – como Exército de Libertação Nacional (ELN) – e milícias de extrema direita entram no conflito.”

“A partir dos anos 80, o conflito ganha um novo protagonista: o tráfico de drogas. As FARC e o ELN financiam a luta armada â custa dos serviços de proteção vendidos aos traficantes e do seqüestro de civis. Cerca de 3 mil resgates são pagos anualmente à guerrilha. A violência já matou cerca de 30 mil pessoas desde os anos 60 e tem forçado maciços deslocamento a outros países vizinhos.”

Logo depois da brilhante exposição, a audiência presente teve a oportunidade de colocar perguntas relativas a este tema tão atual.

Parabéns pela sua exposição!!!

Rainer Sousa

Sem comentários: