quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Luísa Lozada Fergusson: “A Mineração ilegal e as suas implicações para a segurança da nação venezuelana”

No passado dia 23 de Janeiro foi a vez da esposa do capitão Omar apresentar o seu tema. Estamos a falar da nossa amiga Luísa Lozada (Capitão de Fragata) que teve ao seu cargo fazer uma exposição e ao mesmo tempo uma reflexão sobre as condições que hoje prevalecem em certas partes do nosso país que afectam a mineração de uma forma ilegal. Vejamos alguns excertos da sua apresentação:

“ Os impactos ambientais provocados pela mineração variam, dependendo do tipo de mineral e de mina, trata-se de uma atividade intrinsecamente insustentável, pois implica a exploração de um recurso não renovável através de métodos nocivos e poluentes, como a trituração, a moenda, a lavagem e classificação dos minerais, a refinação e fundição. Hoje, essa atividade é duplamente nociva, devido à grande escala e à tecnologia que aumentou a sua capacidade produtiva.”

“A Venezuela é um país com grandes riquezas minerais mas apresenta uma grave situação no sul, onde se dá uma exploração ilegal, irracional e desproporcionada, com efeitos irreversíveis que tem gerado o risco de uma catástrofe ecológica e social sem precedentes.”

Os alunos ouviram a Luísa com muita atenção e todos concordaram que a Venezuela é um país abençoado por Deus de múltiplas maneiras. Temos uma terra fértil e muito rica. Mas infelizmente têm existido muitas violações a esse solo sagrado que cheio de riquezas poderia oferecer a todos os venezuelanos uma vida mais digna. As fabulosas riquezas que possui a nossa terra são motivo suficiente para que amemos e cuidemos mais esta “Terra de Graça”.

Muito obrigado Luísa

Rainer Sousa

Sem comentários: